História

A RVO - Reciclagem Valorização Outeirense, Lda é uma sociedade por quotas constituída a 18 de Novembro de 2005, determinada em assumir uma posição mais forte no mercado e afirmar a experiência empresarial adquirida na compra e venda de sucata desde meados da década de 80, quando Paulo Jorge Sousa Lopes decidiu iniciar essa actividade em nome individual, consolidando assim o seu nível de conhecimento nesta área específica de negócio.

Situada numa zona geográfica onde predominam empresas ligadas ao comércio de sucata, inicialmente constituída com um capital social de 75.000 euros, no final de 2006 a RVO possuía instalações com cerca de 4.000 m2, e contava com 21 trabalhadores efectivos.

As crescentes preocupações em matéria de desenvolvimento sustentável, o despertar de uma nova cultura ambiental onde a reciclagem tem um papel de destaque, e a criação de um enquadramento legal para a actividade, nomeadamente a nível ambiental, geraram oportunidades no mercado a que a RVO não foi indiferente.

O crescimento da actividade determina em 2007 a aquisição e construção de novas instalações de armazenagem e triagem, dimensionadas em função da natureza da actividade e das operações a desenvolver numa área de cerca de 9.000 m2.

A obtenção do alvará de licença para a realização de operações de gestão de resíduos, nomeadamente triagem armazenagem e valorização de resíduos, marca também o compromisso da empresa relativamente ao cumprimento de todas as exigências legais e regulamentares, encarando-as diariamente como um interessante e permanente desafio.

Nos anos seguintes e até à actualidade, numa óptica do crescimento sustentado, progresso tecnológico e exploração de novos mercados, tem sido efectuado um forte investimento na frota de veículos, máquinas e equipamentos.

A evolução do negócio traduz-se actualmente numa empresa cuja actividade tem duas importantes componentes, a económica e a ambiental, com criação de riqueza económica e social (postos de trabalho) e importante contributo para protecção do ambiente e optimização de recursos.

Foi considerada a PME líder no sector da electricidade, gás e reciclagem em 2009 1, liderança essa justificada pela crescente aposta na exportação.

A RVO foi novamente distinguida pela qualidade do seu desempenho e perfil de risco, com o estatuto de PME Líder em 2012.

1 De acordo com “ranking” elaborado pela Coface e publicado pelo Diário Económico n.º 5122, de 24 de Fevereiro de 2011.